Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Tocantins > Natividade > Morro do Arara

Ampliar imagem Morro do Arara
O Morro do Arara pode ser considerado o primeiro grande Pico de escalada do Tocantins. Tem atraído escaladores de outras regiões e servido como campo escola para formação de escaladores locais.
As primeiras vias foram abertas no final de 2016 e local continua em desenvolvimento até os dias atuais.
Morro do Arara
Cadastrada por: Rafael Henrique Holzbach, em 15-06-2019 às 11:13
Descrição: Bela formação de calcário, o Morro do Arara fica localizado na área rural de Natividade, sudeste do Tocantins, distante 221km da capital Palmas. Possui 21 vias de escalada até o momento, distribuídas em 2 setores, ambos na face Oeste da formação. As vias variam do 4º ao 8º grau, em estilo esportivo e tradicional, com chapeletas e paradas duplicadas. A altura média das vias é de 25mts e a via que acessa o cume (conquistado em 2019) tem aproximadamente 110mts divididos em 4 cordadas.

Recomenda-se o uso de capacete tanto na escalada como na base das vias e atenção com a corda pois a formação apresenta arestas e quinas cortantes. Em época de chuvas, há grande incidência de raios no local.
Como chegar à base: Em Natividade, pegue a rodovia sentido Almas / Dianópolis / Divisa com a Bahia. Siga por aproximadamente 9 km. Depois da entrada para a mineradora, entre com atenção a esquerda na curva com placa para a fazenda Morro do Arara. Siga em frente pela estrada de chão por mais 9 km aproximadamente. Quando chegar ao Morro do Arara, entre novamente a esquerda. O estacionamento fica na mata, aos pés do Morro. As trilhas para acessar os setores se iniciam neste ponto, estão bem sinalizadas e os setores ficam a menos de 5 min de caminhada.

Vale lembrar que o Pico é novo, fica em área particular e o acesso esta em construção. Contribua positivamente nesta relação!